Timidez é o nome popular do Transtorno de Ansiedade Social. É uma condição associada a ansiedade presente em situações sociais ou que o indivíduo esteja sendo supostamente avaliado por outras pessoas: apresentações em público, conhecer pessoas novas, eventos de socialização, entrevistas de emprego, colocar limites para outras pessoas, dentre tantas outras. Ela é caracterizada pela preocupação sobre o que os outros estão pensando sobre ela:
"Estou falando ou fazendo algo estranho?"
"Será que as pessoas estão percebendo que estou ansiosa?"
"E se eu esquecer o que falar em público?"
"E se essas pessoas não gostarem de mim?"
"O que elas vão pensar de mim se eu não souber falar com elas?"
Esses pensamentos e crenças levam a sentimentos negativos que levam a disposição ou hábito de evitar as situações que "causam" esses sentimentos negativos.
Com a Terapia Cognitiva, irei inicialmente procurar identificar junto com você as crenças e pensamentos por trás da ansiedade que você pode sentir nas situações sociais. Identificando esses pensamentos, iremos fazer um trabalho de reestruturação cognitiva: dialogar, questionar ou analisar esses pensamentos para que você possa perceber o quão realistas eles são. Por exemplo:
"Conversei com os amigos da minha namorada e acho que eles me acharam um esquisito"
Como você sabe que eles te acharam um esquisito?
Você foi esquisito toda hora ou só teve alguns momentos?
Eles perceberam? Se sim, o que tem demais? Quem não é "esquisito" momento ou outro?
Se eles te acharam esquisito, o que isso diz sobre eles? Porque você quer ganhar a atenção de pessoas que julgam as outras tão fácil?
Após essa etapa, irei te ajudar a identificar as situações sociais que você está evitando e classificá-las das mais temidas/ansiogênicas para a menos temidas/ansiogênicas. Assim, no seu ritmo, irei te incentivar a analisar seus pensamentos, a experimentar o quanto eles são verdadeiros nessas situações sociais temidas, aprender a tolerar os sentimentos de ansiedade nessas situações e te ajudar a perceber como esses sentimentos podem ir embora na medida em que você se desafia nessas situações.
Sim! O medo ou ansiedade exclusivos de se apresentar em público, fazer entrevistas de emprego ou em situações em que sua performance é uma variante da ansiedade social. Mas o tratamento é semelhante ao tratamento da ansiedade social generalizada para todas as situações sociais: identificar os pensamentos que causam a ansiedade, analisar esses pensamentos, identificar as situações de evitação, enfrentar essas situações e aprender a tolerar a ansiedade nessas situações.
Falei um pouco sobre a estrutura geral do tratamento da Ansiedade Social, mas as especificidades vão surgir ao longo do processo terapêutico. Quer ajuda para lidar com essa ansiedade e perceber que é possível socializar e se apresentar em público sem sofrimento?