O Transtorno Depressivo Maior é uma condição caracterizada por sintomas como: tristeza na maior parte dos dias e na maior parte do dia, diminuição da sensação de prazer ou interesse em quase todas as atividades, sensação de fadiga na maior parte do tempo, dificuldade de dormir ou sono excessivo, dificuldade para se concentrar, perda ou ganho excessivo de peso, dentre outros, culpa ou sentimento de inutilidade, dentre outros. Na terapia cognitiva, a depressão é vista como um ciclo: o indivíduo sente menos prazer ou disposição nas atividades do dia-a-dia por alguma razão, evita atividades que ainda podem trazer o mínimo de prazer ou bem-estar e acaba por se sentir pior por não sentir mais prazer e bem-estar no seu dia-a-dia, agravando os sintomas depressivos. Somado a isso, pensamentos e crenças, inclusive sobre os próprios sintomas, podem levar o indivíduo a se sentir ainda mais depressivo:
"Se eu sair de casa, não irei me sentir bem. Não vale a pena"
"Não vale a pena tentar fazer uma tarefa, eu não irei conseguir fazer ela toda"
"Não adianta fazer nada depressivo"
"Não irei sair dessa situação nunca"
"As pessoas vão me perceber depressivo e serei chato"
Dessa forma, esses pensamentos pioram os sintomas depressivos.
A estrutura geral do tratamento da depressão ocorre em etapas.
Avaliação: será avaliado os sintomas depressivos a fim de planejar e estruturar as melhores intervenções, como:
A necessidade ou utilidade de encaminhar para o psiquiatra;
Identificar possíveis diagnósticos alternativos que contém ou se assemelham com os sintomas depressivos.
Como as estratégias para o tratamento da depressão serão adaptadas para você;
Nível de gravidade
Oferta de informações importantes sobre o tratamento
Psicoeducação e ativação comportamental: irei te trazer informações relevantes sobre o tratamento, o funcionamento do processo depressivo e tirar quaisquer dúvidas que você tenha. Somado a isso, iremos estruturar uma rotina de atividades possíveis de serem feitas que te ajudem a, minimamente e no seu ritmo, a entrar em contato com os sentimentos positivos que essas atividades podem trazer para você e te ajudar a perceber que ainda consegue fazer muita coisa, mesmo deprimido.
Identificação e análise dos pensamentos: após te incentivar a ser um pouco mais ativo, irei te ajudar a identificar e analisar os pensamentos que estejam intensificando os sintomas depressivos. Então irei te ajudar a fazer questionamentos ou ter pensamentos alternativos como:
"Mesmo que eu tenha só feito um pouco, ainda vale a pena fazer algo".
"Pessoas de confiança podem me fazer bem, mesmo estando depressivo elas entenderiam".
"Tem dias que podem ser melhor que outros".
Obviamente esses são exemplos genéricos e a análise será feita com os pensamentos específicos que estejam te afetando sobre os mais diversos temas.
Adoção de estratégias alternativas: Dada a evolução do tratamento, outras estratégias específicas dos seus desafios cotidianos serão ofertadas ou desenvolvidas junto com você.
Falei um pouco sobre a estrutura geral do tratamento do Transtorno Depressivo Maior, mas as especificidades vão surgir ao longo do processo terapêutico. Quer ajuda para lidar com a depressão e perceber que é possível sentir menos sofrimento no seu dia-a-dia?